quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal


FELIZ NATAL




e em 2011, não se "pré ocupe".

Viva cada momento. Cada momento, passo por passo. Deixe o passado no ontem e o futuro no amanhã.

A VIDA é este momento....


Até breve!!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Manchas .... não basta proteger do sol!

Quem tem manchas na pele sofre muito nesta época do ano. Mesmo usando filtro solar, chapéu e evitando o sol as manchas sempre pioram no verão. Então o que fazer?

De maneira resumida, a radiação solar engloba a luz ultravioleta (UV), a luz visível e o infravermelho. A tendência atual no tratamento das manchas é a proteção adequada contra todas estas radiações.



A radiação ultravioleta (UV) está relacionada com o surgimento de manchas, câncer, doenças de pele, além do envelhecimento cutâneo. Filtros solares modernos protegem contra radiação UV de maneira ampla e duradoura. Mas mesmo com proteção adequada contra a radiação UV as manchas pioram.

Então qual será a importância da outras radiações, da luz visível e do infravermelho, sobre a pele e no desenvolvimento das manchas? Como se proteger destas radiações?


Estas radiações também estão envolvidas na piora das manchas e no envelhecimento da pele. Então não basta usar apenas filtros que protegem apenas contra UV. Os filtros que contém dióxido de titânio ou zinco (aqueles que ficam brancos assim que passamos) ou com base, protegem tanto contra radiação UV, quanto contra a luz visível, sendo os mais adequados no tratamento e prevenção das manchas.

E como se proteger do infravermelho? O infravermelho é a radiação responsável pela sensação de calor. Neste caso, apenas dispomos de mediamentos via oral ou tópicos, com propriedade antioxidante, para reduzir os danos.

Resumindo, se você tem manchas de difícil tratamento ou quer prevenir o envelhecimento de maneira mais completa a sugestão é esta: filtro solar adequado ao seu tipo de pele, com base ou proteção física (ver nos ingredientes: dióxido de zinco e/ou de titânio) e anti-oxidantes tópicos e/ou via oral.

Boa semana!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Estrias, celulite, flacidez, rugas e cicatrizes - Uma novidade que chegou para ficar - Dermaroller!

A idéia é antiga. Na realidade surgiu na França, na metade do século passado, com Michel Pistor. Era realizada de maneira manual, com seringa e agulhas mais grossas.

Mas agora os americanos se renderam a "novidade" e desenvolveram um aparelho que facilita o método.


Este pequeno aparelho, chamado Dermaroller, é descartável e já tem aprovação do FDA (agência reguladora americana, semelhante a nossa ANVISA). Apresenta na sua extremidade 192 microagulhas (0,07mm de diâmetro, isto é mais fino que um fio de cabelo), com comprimento de 0,3 até 2,0 mm.

Ao passar sobre a pele produz milhares de microperfurações. Estas microperfurações ativam o sistema de cicatrização, estimulando a produção de colágeno. Com isto ocorre redução de estrias, cicatrizes em geral (incluvise as de acne), rugas, flacidez e celulite.

Ainda podemos aproveitar estas microperfurações para infundir medicamentos e potencializar os resultados (técnica conhecida como intradermoterapia, antigamente denominada mesoterapia). Aí que está a chave para resultados surpreendentes, na escolha dos medicamentos utilizados.

Quando bem realizada, por médicos que dominam a técnica, é muito segura e os resultados são excelentes.

Boa semana a todos!


domingo, 5 de dezembro de 2010

Olheiras ou olhos fundos - como tratar???

Resumidamente as olheiras são devido a alterações circulatórias na pele da região das pálpebras. Esta congestão leva a ruptura da microcirculação e liberação de glóbulos vermelhos. A decomposição deste glóbulos, juntamente com as alterações circulatórias, produzem o escurecimento da região.

As olheiras são tratadas inicialmente com medicamentos locais. Conforme a evolução do quadro serão associadas outras técnicas como Laser, Luz Intensa Pulsada, Peeling ou Carboxiterapia.

Algumas pessoas apresentam olheiras devido a  acentuação da goteira lacrimal, uma depressão logo abaixo do olho, próximo ao canal lacrimal. O preenchimento desta região com gel de ácido hialurônico (produto natural e absorvível), melhora muito o aspecto cansado e triste dos olhos fundos.

O procedimento é realizado com anestesia local, no consultório, necessitando de repouso e gelo apenas no dia da aplicação. O resultado é um aspecto mais descansado e bem natural.

Boa semana!

Próximo assunto: uma "novidade" que funciona no tratamentos das estrias, celulite, flacidez, rugas e cicatriz.

Novidades do 3º Simpósio de Cosmiatria e Laser

O simpósio que ocorreu em Curitiba, no início de Novembro, superou as expectativas. Objetivo, prático e com bom embazamento científico.

Vou apresentar alguns novidades em assuntos com grande procura no dia a dia do consultório:
  • Olheiras ou olhos fundos - como tratar?
  • Estrias, celulite, rugas, cicatrizes e flacidez - uma "novidade" que chegou pra ficar!
  • Manchas - proteção total!!!
  • Nanocosméticos - ainda vamos ouvir muito à respeito.
As olheiras ....