quarta-feira, 29 de junho de 2011

Botox* ou Dysport*?

Estudo diz que nova toxina botulínica é melhor do que Botox

Nova toxina é melhor do que Botox. Foto: Getty Images

Em artigo publicado na 20ª online edition of the Archives of Facial Plastic Surgery, Dysport* foi mais eficaz que Botox* no tratamento das rugas de expressão ao redor dos olhos (pés de galinha).

O estudo foi realizado com 90 pacientes, que foram avaliados fotograficamente antes e 1 mês após a aplicação da toxina. De um lado foi injetado Dysport* e de outro Botox*, em doses equivalentes.  Tanto na opinião dos pesquisadores quanto dos pacientes, o resultado foi melhor no lado em que foi utilizado Dysport*.

Este estudo reafirma outras pesquisas e sustentam minha percepção clínica. Há muitos anos prefiro a utilização de Dysport* devido a maior durabilidade.

Por isso, quando for fazer aplicação de Toxina, pesquise também qual a substância que será utilizada. Isto  poderá influenciar na sua satisfação com o tratamento.

Até breve,


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tratamento das Estrias

Quais tratamentos funcinonam para as estrias?

A boa notícia é que as estrias têm tratamento e estes funcionam. Este é o assunto da entrevista para o programa "Vida e Saúde" que vai ao ar neste sábado, às 8 da manhã, na RBS TV.


Bom final de semana e até sábado!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acne tem cura!!!!

Amanhã na Ulbra TV Mitos e Verdades sobre Acne



Por solicitação da emissora, houve mudança de última hora e o tema a ser tratado amanhã será "Acne - Mitos e Verdades". O assunto será um dos destaques do programa Diversidade, na Ulbra TV. O programa é ao vivo e estarei respondendo as perguntas sobre o assunto nesta quinta feira, dia 16, das 16:30 às 17:30.

A Ulbra TV é canal 48 no UHF ou 21 na NET.

Até lá!

Caspa - Mitos e Verdades

Nesta época do ano são freqüentes as consultas devido à coceira e escamação do couro cabeludo.

Mitos e verdades sobre caspa será o assunto do programa Diversidade, na Ulbra TV. O programa é ao vivo e estarei respondendo as perguntas sobre o assunto nesta quinta feira, dia 16, das 16:30 às 17:30.

A Ulbra TV é canal 48 no UHF ou 21 na NET.

Até lá!

                                                    
       

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vacina contra HPV

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens no Brasil

HPV é a sigla em inglês para o vírus do papiloma humano. Este vírus é responsável pelas verrugas genitais e está associado ao câncer de colo uterino, de pênis e de orofaringe.

A principal via de contágio é contato sexual, devido ao contato da pele ou mucosa de uma pessoa sem imunidade com a lesão de um indivíduo infectado.

Atualmente são conhecidos mais de 100 tipos diferentes de HPV. A vacina quadrivalente confere imunidade contra os subtipos 6, 11, 16 e 18.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipo 6 e 11 estão presentes em 90% das verrugas genitais.

A Anvisa já recomendava a aplicação da vacina para meninas a partir dos 9 anos de idade. Parece cedo, mas segundo pesquisa da Fiocruz, 25% das adolescentes, com menos de um ano de atividade sexual, já estão contaminadas com o HPV. Esse número aumenta para 40% em meninas com cinco anos de atividade sexual. Para homens a recomendação é a vacinação entre 9 e 26 anos.

 Vale frisar que a vacina contra o HPV não têm ação terapêutica, ou seja, ela não cura uma infecção que já tenha ocorrido. Por ser uma vacina de uso recente, ainda não está estabelecida qual é a duração da proteção conferida pela vacinação.

Infelizmente, a vacina NÃO está disponível na rede pública de saúde e tem um custo elevado (em torno de R$ 1000,00). Quem sabe, um dia, nossos governos percebam que investir em prevenção é muito mais barato que tratar as doenças.

Bom final de semana, Feliz Dia dos Namorados e usem camisinha!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Depilação à Laser - outras explicações.

Quero esclarecer outras dúvidas à respeito da depilação à laser.

Número de sessões.
O número de sessões depende de fatores como espessura e cor dos pêlos (quanto mais grosso e mais escuro menor o número de sessões),  região a ser tratada (em geral no rosto necessita de mais sessões que outras regiões do corpo), além de características individuais. A maioria das pessoas ficam muito satisfeitas com 3 a 6 sessões para tratamentos corporais e 6-10 sessões para tratamentos faciais.

Intervalo entre as sessões.
O intervalo entre as sessões é de 4 a 6 semanas.

Tamanho do pêlo.

O tamanho ideal do pêlo para sessão de laser é de 0,5 a 1,0 mm de comprimento. Ou seja, não é necessário deixar o pêlo ficar comprido, apenas com a pontinha aparecendo. Pode-se cortar os pêlos com lâmina ou usar creme depilatório 48 a 72 horas antes de cada sessão de laser.

Importante: durante o tratamento, não se deve usar nenhum método depilatório com remoção do pêlo pela raiz, como pinça ou cêra. Pode-se usar creme depilatório ou lâmina entre as sessões.

Tipos de Pele e Bronzeamento

O equipamento que utilizo permite fazer depilação em todos tons de pele, inclusive nas bronzeadas e mais pigmentadas. Porém quanto mais clara a pele a mais escuro o pêlo, mais rápidos serão os resultados.

Dor

Isto depende muito dos equipamentos utilizados. Como já citei, utilizo equipamento de terceira geração de laser, com ponteira de safira resfriada (para saber mais ver - http://www.cutera.com/technology/flash-lamp/prowave/index.php#1_2). Além disso, faço o resfriamento da pele com jato de ar frio, proporcionando proteção e conforto (ver - http://www.industra.com.br/industra/siberian.htm).
Em geral, as pacientes comentam que dói menos que depilação com cera.

Agora é só agendar o horário e aproveitar os novos preços.

Boa semana a todos!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Celular é Cancerígero???

OMS anuncia que uso de telefone celular 
pode provocar câncer! 

Segundo artigo publicado no site da Organização Mundial 
de Saúde (OMS), a radiação emitida pelos celulares pode 
aumentar o risco de câncer. A conclusão é de 31 cientistas
de 14 países reunidos em Lyon na França.

Os cientistas apontaram como possível aumento de risco 
de câncer cerebral o uso excessivo de celular - cerca de 
30 minutos por dia por 10 anos.

A conclusão do grupo de trabalho alerta para importância 
do uso de equipamentos como fone de ouvido, evitando 
assim o contato direto  do aparelho com o crânio. 

Segundo os fabricantes de celulares "os aparelhos produzem 
ondas de radiação muito fracas para causar danos no DNA e 
consequente câncer".

De qualquer maneira fica o recado, celular é para conversas 
rápidas.

Bom final de semana a todos!

fonte:
http://www.iarc.fr/en/media-centre/pr/2011/pdfs/pr208_E.pdf