terça-feira, 2 de novembro de 2010

Está chegando o verão ..... Celulite ....

Nesta época do ano crescem as consultas devido à celulite, gordura localizada, estrias, flacidez e bronzeamento. Aqui vão algumas palavras à respeito de celulite.
A grosso modo, nossa pele é constituída de 3 camadas. Nosso revestimento mais externo, visível, chamamos de epiderme. Logo abaixo, encontramos uma camada de sustenção, elasticidade e distensibilidade, onde são encontradas as fibras colágenos e elásticas, chamada de derme. Abaixo desta camada encontramos um tecido composto por células de gordura, chamado de hipoderme (ou tecido adiposo). A celulite constitui uma disfunção deste tecido, com acúmulo de líquido, gordura e finalmente fibrose deste local.
O tecido adiposo é responsável pela proteção mecânica e térmica, produção de hormônios e reserva energética. Sua espessura, atividade e regulação sofre grandes influências hormonais. O principal fator envolvido com a celulite é a hereditariedade. Ou seja, a pessoa já nasce com uma predisposição para o problema e o estilo de vida pode favorecer o seu desenvolvimento.
Bom, então, o que se pode fazer se você apresenta esta predisposição. Aqui vão algumas dicas:
1. Tome muita água. Pode ser chá ou chimarrão também. Não deixe para tomar água só quando estiver com sede. Deixe água disponível, de fácil alcance, no trabalho, em casa, no carro, na bolsa e vá tomando ao longo do dia. Mas lembre-se ....  evite as garrafas plásticas. Use garrafas de vidro ou inox.
2. Não use calcinhas com elástico apertado. Elas dificultam a circulação e pioram o quadro.
3. Controle o peso. Embora pessoas magras também possam ter celulite, a manutenção do peso adequado reduz a celulite.
4. Evite alimentos com carbohidratos de rápida absorção como: o açúcar comum, mel e açúcar mascavo; farinha de trigo refinada (massas, pães, bolos, biscoitos); arroz polido e batata. Faça acompanhamento nutricional, isto fará toda diferença!
5. Atividade física regular. Não importa qual seja o exercício. Pratique aquele que te der mais prazer, mas seja persistente e disciplinada. O importante aqui é a regularidade.
6. Prefira os anticoncepcionais sem estrógeno ou aqueles com menor dosagem possível. Converse com seu ginecologista à respeito.
Caso opte por fazer um tratamento, procure um médico e converse sobre as opções. Celulite é um problema de saúde, que afeta o tecido adiposo, mas com repercuções no corpo, na mente, na auto-estima e deve ser tratado por médico. Lembre-se, celulite é uma disfunção crônica do tecido adiposo. Não existe cura permanente para o problema, mas existe melhora e controle do problema sim! Este é um ponto muito importante: cuidado com tratamentos que prometem cura!!!
O tratamento é realizado em 2 etapas.  Um tratamento intensivo, durante 1 a 3 meses, conforme cada caso, seguido do tratamento de manutenção, contínuo, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Os melhores resultados são conseguidos com a associação de técnicas (drenagem linfática, carboxiterapia, intradermoterapia, ultrassom, hidrolipoclasia, endermologia), estilo de vida saudável (cuide da cuca, da alimentação e pratique esporte) e medicamentos tópicos e orais.
Até breve!

2 comentários:

  1. Muito bom, gostei do enfoque dado à celulite. Bastante esclarecedor e abordado com muita sinceridade e sem promessas milagrosas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seguir o blog e pelo comentário :D

    ResponderExcluir