sábado, 18 de dezembro de 2010

Manchas .... não basta proteger do sol!

Quem tem manchas na pele sofre muito nesta época do ano. Mesmo usando filtro solar, chapéu e evitando o sol as manchas sempre pioram no verão. Então o que fazer?

De maneira resumida, a radiação solar engloba a luz ultravioleta (UV), a luz visível e o infravermelho. A tendência atual no tratamento das manchas é a proteção adequada contra todas estas radiações.



A radiação ultravioleta (UV) está relacionada com o surgimento de manchas, câncer, doenças de pele, além do envelhecimento cutâneo. Filtros solares modernos protegem contra radiação UV de maneira ampla e duradoura. Mas mesmo com proteção adequada contra a radiação UV as manchas pioram.

Então qual será a importância da outras radiações, da luz visível e do infravermelho, sobre a pele e no desenvolvimento das manchas? Como se proteger destas radiações?


Estas radiações também estão envolvidas na piora das manchas e no envelhecimento da pele. Então não basta usar apenas filtros que protegem apenas contra UV. Os filtros que contém dióxido de titânio ou zinco (aqueles que ficam brancos assim que passamos) ou com base, protegem tanto contra radiação UV, quanto contra a luz visível, sendo os mais adequados no tratamento e prevenção das manchas.

E como se proteger do infravermelho? O infravermelho é a radiação responsável pela sensação de calor. Neste caso, apenas dispomos de mediamentos via oral ou tópicos, com propriedade antioxidante, para reduzir os danos.

Resumindo, se você tem manchas de difícil tratamento ou quer prevenir o envelhecimento de maneira mais completa a sugestão é esta: filtro solar adequado ao seu tipo de pele, com base ou proteção física (ver nos ingredientes: dióxido de zinco e/ou de titânio) e anti-oxidantes tópicos e/ou via oral.

Boa semana!

4 comentários:

  1. Aprendi a lição e toda vez que saio no sol passo protetor. Só tenho preguiça de passar no corpo.. Hehehehe
    Não fica bravo!

    Bjãoo tio!

    ResponderExcluir
  2. Oi Laurinha!
    O ideal é criar o hábito de passar protetor todos os dias pela manhã e repassar após ao meio dia. Cuida do rosto e do dorso das mãos, que estaõ sempre expostos ao sol.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Márcioooooooooooo
    Meu rosto já reclama teus cuidados!!! Mesmo com protetor direto, algumas manchas apareceram.
    Isso é para manter o contato hahaha...e a conta bancária do doutor!
    Que 2011 seja um ano de muitas oportunidades para ti e que estas te levem para o caminho da realização em todos os pilares da vida.
    Beijos e em breve a família bate aí pedindo socorro kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mara!!!
    É assim mesmo ... no verão sempre dá uma piorada. Mas usa direitinho tudo que combinamos que depois das férias arrumamos os estragos. Obrigado pelos votos e pra ti também um ano de muita sorte!
    Até mais, bjs.

    ResponderExcluir