segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Depilação a Laser ou com Luz Pulsada. O que você precisa saber ...

A destruição da raiz do pêlo através da Luz Pulsada ou do Laser é muito eficaz na obtenção de depilação "prolongada", quando realizada com alguns cuidados. Antes de escolher onde fazer tal tratamento, pense nestes pontos importantes.

Primeiro. Mencionei depilação "prolongada" e não "definitiva". Porque? Por que ninguém pode garantir que a destruição da raiz será definitiva. Até existem casos em que ocorrem resultados permanentes, mas devido a presença de células tronco na raiz do pêlo, estas podem formar um novo pêlo anos mais tarde.

Segundo. O sucesso do tratamento vai depender das características do pêlo, estímulos hormonais, características genéticas, área a ser depilada, equipamento utilizado, experiência do profissional médico que realiza o tratamento e das exigências de cada pessoa.

Aqui gostaria de ressaltar dois pontos:

Equipamento utilizado. Pergunte qual tipo de equipamento (Laser ou Luz Pulsada) e qual a marca do aparelho que será utilizado. Verifique se aparelho possui registro na ANVISA (http://www.anvisa.gov.br/). Em muitos casos utilizo na mesma sessão duas fontes de luz, Laser e Luz Pulsada, do equipamento americano Xeo da Cutera (http://www.cutera.com/). Isto potencializa os resultados e reduz o número de sessões.

Experiência do profissional. Questione quem realiza o tratamento. Depilação a Laser ou com Luz Pulsada deve ser feita por médicos. Lembre-se que o sucesso do tratamento depende, em grande parte, da capacidade e da experiência do médico na operação do equipamento. Cuidado com salões de beleza, clínicas estéticas, "spas", que utilizam equipamentos sem registro, de qualidade duvidosa e mão de obra sem a qualificação necessária. Desconfie de tratamentos muito baratos.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6760/10, do Senado, que submete à fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os equipamentos de emissão de raio laser de uso médico, industrial, de entretenimento ou de qualquer outra utilização que possa prejudicar a saúde humana. Desta forma, será possível coibir o uso de laser por pessoas sem a formação necessária.

Certamente, tomando estes cuidados, você terá sucesso neste tipo de tratamento.

 Boa semana a todos!

domingo, 21 de novembro de 2010

Por que os cabelos caem??? Entrevista no Programa "TPM - Tudo Para Mulher"

O que são os cabelos? Quanto tempo vive um fio de cabelo? Quantos fios trocamos por dia? Queda de cabelo tem cura? Estas e outras respostas são apresentadas nos videos seguintes.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Entrevista no Programa de "De Bem Com a Vida", sobre Esfoliação e Hidratação da Pele

Além da esfoliação e hidratação da pele, explico como classificar o tipo de pele (oleosa, mista, seca ou normal) e como preparar um esfoliante natural.






domingo, 7 de novembro de 2010

Por que os cabelos caem????

Queda de cabelos é uma queixa bastante comum no consultório dermatológico. Para saber mais sobre os motivos da queda, as novidades do tratamento e, principalmente, a prevenção da calvície masculina e feminina, assista ao programa TPM. Falarei sobre o assunto, nesta próxima terça feira, dia 9, às 11:00, na Ulbra TV (canal 21 da NET ou 48 do UHF). Até lá!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Está chegando o verão ..... Celulite ....

Nesta época do ano crescem as consultas devido à celulite, gordura localizada, estrias, flacidez e bronzeamento. Aqui vão algumas palavras à respeito de celulite.
A grosso modo, nossa pele é constituída de 3 camadas. Nosso revestimento mais externo, visível, chamamos de epiderme. Logo abaixo, encontramos uma camada de sustenção, elasticidade e distensibilidade, onde são encontradas as fibras colágenos e elásticas, chamada de derme. Abaixo desta camada encontramos um tecido composto por células de gordura, chamado de hipoderme (ou tecido adiposo). A celulite constitui uma disfunção deste tecido, com acúmulo de líquido, gordura e finalmente fibrose deste local.
O tecido adiposo é responsável pela proteção mecânica e térmica, produção de hormônios e reserva energética. Sua espessura, atividade e regulação sofre grandes influências hormonais. O principal fator envolvido com a celulite é a hereditariedade. Ou seja, a pessoa já nasce com uma predisposição para o problema e o estilo de vida pode favorecer o seu desenvolvimento.
Bom, então, o que se pode fazer se você apresenta esta predisposição. Aqui vão algumas dicas:
1. Tome muita água. Pode ser chá ou chimarrão também. Não deixe para tomar água só quando estiver com sede. Deixe água disponível, de fácil alcance, no trabalho, em casa, no carro, na bolsa e vá tomando ao longo do dia. Mas lembre-se ....  evite as garrafas plásticas. Use garrafas de vidro ou inox.
2. Não use calcinhas com elástico apertado. Elas dificultam a circulação e pioram o quadro.
3. Controle o peso. Embora pessoas magras também possam ter celulite, a manutenção do peso adequado reduz a celulite.
4. Evite alimentos com carbohidratos de rápida absorção como: o açúcar comum, mel e açúcar mascavo; farinha de trigo refinada (massas, pães, bolos, biscoitos); arroz polido e batata. Faça acompanhamento nutricional, isto fará toda diferença!
5. Atividade física regular. Não importa qual seja o exercício. Pratique aquele que te der mais prazer, mas seja persistente e disciplinada. O importante aqui é a regularidade.
6. Prefira os anticoncepcionais sem estrógeno ou aqueles com menor dosagem possível. Converse com seu ginecologista à respeito.
Caso opte por fazer um tratamento, procure um médico e converse sobre as opções. Celulite é um problema de saúde, que afeta o tecido adiposo, mas com repercuções no corpo, na mente, na auto-estima e deve ser tratado por médico. Lembre-se, celulite é uma disfunção crônica do tecido adiposo. Não existe cura permanente para o problema, mas existe melhora e controle do problema sim! Este é um ponto muito importante: cuidado com tratamentos que prometem cura!!!
O tratamento é realizado em 2 etapas.  Um tratamento intensivo, durante 1 a 3 meses, conforme cada caso, seguido do tratamento de manutenção, contínuo, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Os melhores resultados são conseguidos com a associação de técnicas (drenagem linfática, carboxiterapia, intradermoterapia, ultrassom, hidrolipoclasia, endermologia), estilo de vida saudável (cuide da cuca, da alimentação e pratique esporte) e medicamentos tópicos e orais.
Até breve!