sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vacina contra HPV

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens no Brasil

HPV é a sigla em inglês para o vírus do papiloma humano. Este vírus é responsável pelas verrugas genitais e está associado ao câncer de colo uterino, de pênis e de orofaringe.

A principal via de contágio é contato sexual, devido ao contato da pele ou mucosa de uma pessoa sem imunidade com a lesão de um indivíduo infectado.

Atualmente são conhecidos mais de 100 tipos diferentes de HPV. A vacina quadrivalente confere imunidade contra os subtipos 6, 11, 16 e 18.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipo 6 e 11 estão presentes em 90% das verrugas genitais.

A Anvisa já recomendava a aplicação da vacina para meninas a partir dos 9 anos de idade. Parece cedo, mas segundo pesquisa da Fiocruz, 25% das adolescentes, com menos de um ano de atividade sexual, já estão contaminadas com o HPV. Esse número aumenta para 40% em meninas com cinco anos de atividade sexual. Para homens a recomendação é a vacinação entre 9 e 26 anos.

 Vale frisar que a vacina contra o HPV não têm ação terapêutica, ou seja, ela não cura uma infecção que já tenha ocorrido. Por ser uma vacina de uso recente, ainda não está estabelecida qual é a duração da proteção conferida pela vacinação.

Infelizmente, a vacina NÃO está disponível na rede pública de saúde e tem um custo elevado (em torno de R$ 1000,00). Quem sabe, um dia, nossos governos percebam que investir em prevenção é muito mais barato que tratar as doenças.

Bom final de semana, Feliz Dia dos Namorados e usem camisinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário